top of page

Constipação intestinal nos idosos

A constipação intestinal em idosos pode estar relacionada a vários fatores, como: limitações físicas, pouca atividade física, questões de alimentação, como a baixa ingesta de alimentos com fibras, consumo elevado de alimentos refinados, pouca ingestão de água, uso contínuo de medicamentos, doenças como Parkinson, demência, AVC, entre outros.

O uso crônico de laxativos também traz consequências prejudiciais ao organismo humano, prejudicando o tônus e peristaltismo intestinal, ocorrendo perda da inervação intrínseca, hipotrofia do músculo e alterações hidroeletrolíticas, principalmente de potássio. Também ocorre o fecaloma, que é o endurecimento do bolo fecal, que pode causar incontinência fecal e urinária, hemorroidas e fissura anal.

O consumo de alimentos contendo probióticos tem sido comprovado como uma alternativa para minimizar problemas de constipação intestinal frequente nesta população.

Na Vovolândia, ofereceremos diariamente aos nossos residentes, kefir de leite e de água. Estes probióticos são utilizados em nossas receitas, como o coquetel laxativo, oferecido sempre no desjejum. Nos sucos de nossos lanches, que também são feitos com ameixa seca. Oferecemos ainda chá de ameixa com linhaça, frutas diversas, sempre priorizando as da estação. Alimentos integrais, como o arroz, farinha, aveia e biscoitos. Procurando manter um cardápio variado com alimentos naturais, mas sempre respeitando as preferências dos nossos idosos.


Nutricionista: Stéfanie Candice Görgen




45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page